RELAÇÃO ENTRE ATIVOS INTANGÍVEIS E RENTABILIDADE DAS EMPRESAS:

EVIDÊNCIAS DO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO

Autores

  • Alessandro Henrique de Araújo Januário Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Victor Sandeje Dantas Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Hellen Bomfim Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12510

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o efeito causado na rentabilidade pelo grau de intangibilidade das empresas com ações negociadas na [B]³. Justifica-se pela relevância que o mercado atribui à investigação do comportamento dos ativos intangíveis na estrutura das organizações. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa. A amostra é composta por 160 empresas não financeiras e 1.280 observações. Os dados foram coletados por meio da base Bloomberg® em janeiro de 2020, relativos ao período de 2011 a 2018, analisados por regressão em painel com efeitos aleatórios e efeitos fixos. Os testes estatísticos e seus diagnósticos do modelo da regressão foram gerados com suporte do software Stata®. Os resultados indicam que o grau de intangibilidade, liquidez corrente e a variação da receita apresentam efeito positivo e significativo na rentabilidade das empresas, diferente do endividamento, que apresenta efeito negativo. A contribuição do estudo está em ampliar a discussão acerca dos ativos intangíveis e sua relação com o desempenho das empresas, utilizando empresas de oito setores econômicos distintos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandro Henrique de Araújo Januário, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGCCon/UFRN). Graduação em Ciências Contábeis e graduação em andamento em Estatística, ambas pela UFRN.

Victor Sandeje Dantas Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Hellen Bomfim Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2022-01-18

Como Citar

de Araújo Januário, A. H., Dantas Alves, V. S., & Bomfim Gomes, H. . (2022). RELAÇÃO ENTRE ATIVOS INTANGÍVEIS E RENTABILIDADE DAS EMPRESAS:: EVIDÊNCIAS DO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 26(1). https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12510

Edição

Seção

Artigos