RELAÇÃO ENTRE ATIVOS INTANGÍVEIS E RENTABILIDADE DAS EMPRESAS:
EVIDÊNCIAS DO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.17648/2236-7608-v26n1-12510Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar o efeito causado na rentabilidade pelo grau de intangibilidade das empresas com ações negociadas na [B]³. Justifica-se pela relevância que o mercado atribui à investigação do comportamento dos ativos intangíveis na estrutura das organizações. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa. A amostra é composta por 160 empresas não financeiras e 1.280 observações. Os dados foram coletados por meio da base Bloomberg® em janeiro de 2020, relativos ao período de 2011 a 2018, analisados por regressão em painel com efeitos aleatórios e efeitos fixos. Os testes estatísticos e seus diagnósticos do modelo da regressão foram gerados com suporte do software Stata®. Os resultados indicam que o grau de intangibilidade, liquidez corrente e a variação da receita apresentam efeito positivo e significativo na rentabilidade das empresas, diferente do endividamento, que apresenta efeito negativo. A contribuição do estudo está em ampliar a discussão acerca dos ativos intangíveis e sua relação com o desempenho das empresas, utilizando empresas de oito setores econômicos distintos.