VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DO PROFISSIONAL CONTÁBIL: UMA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n2-12227Palavras-chave:
Valorização, Reconhecimento, Profissional Contábil, Alunos, Ciências Contábeis.Resumo
O objetivo deste artigo foi analisar a percepção de alunos de graduação em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária de Santa Catarina acerca da valorização e do reconhecimento do profissional contábil. Esta pesquisa é classificada como quantitativa quanto à abordagem, descritiva em relação aos objetivos e de levantamento no que diz respeito aos procedimentos. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário contendo 24 questões fechadas, disponibilizado no período de 20 a 30 de agosto de 2019. A população foi de 109 alunos matriculados no curso em 2019/2, e a amostra foi de 86 respondentes, que corresponde a 78,90% da população. Os dados coletados foram tabulados por meio do software Microsoft Excel® e a técnica de análise utilizada foi a estatística descritiva, segundo a distribuição de frequência relativa. Como principais resultados, a pesquisa mostrou que grande parte dos alunos possui conhecimento regular em relação ao tema pesquisado. Além disso, concordam, em sua maioria, que o profissional contábil possui importância para a sociedade. Ademais, possui grandes responsabilidades na empresa, mas, por outro lado, ainda possui salário baixo. Também, observou-se que grande parte dos respondentes afirma que a profissão contábil está mais valorizada e com mais oportunidades de trabalho.