REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A FORMAÇÃO DO MESTRANDO EM ADMINISTRAÇÃO: PERCEPÇÕES A PARTIR DO PONTO DE VISTA DOS DISCENTES
DOI:
https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11533Palavras-chave:
Formação do mestrando. Abordagem crítica. Pedagogia crítica.Resumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada em um Programa de Mestrado Acadêmico em Administração. O objetivo foi compreender como é percebida a abordagem crítica na formação do mestrando em Administração. A pedagogia crítica questiona as ideologias gerencialistas, a partir do uso de uma filosofia crítica, incentivando os estudantes a construírem uma reinterpretação crítica da gestão e da Teoria Organizacional. Procurou-se identificar o entendimento e as opiniões dos discentes. Por isso, foram realizadas entrevistas individuais com sete alunos, abrangendo desde a primeira até a terceira turma do Programa. Os resultados estão apresentados em duas categorias de análise: (a) O método de ensino no Mestrado Acadêmico em Administração, considerando as suas percepções quanto aos recursos utilizados para a exposição de posicionamentos; (b) O conteúdo crítico no Mestrado Acadêmico em Administração, incluindo a inserção ao conteúdo crítico e as percepções quanto à abordagem no Mestrado. Os resultados permitem concluir que há ainda muitas dúvidas quanto a este tipo de abordagem no curso, porém, ao mesmo tempo, percebe-se que os mestrandos acreditam ser uma possibilidade para superar os métodos e conteúdo tradicionais da Administração, evidenciando que pode ser uma contribuição do mestrado ao enfoque crítico, reflexivo e dialético na vida dos discentes.