Escola crítica e política cultural no contexto das políticas curriculares brasileiras

Autores

  • Vinicius Batista da Silva INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO-IFMT

Resumo

A globalização, os avanços tecnológicos e o neoliberalismo têm impulsionado o surgimento de novas formas de sociabilidade nas últimas décadas, provocando o rompimento de vários paradigmas nos âmbitos cultural, social, político e econômico, sobretudo nas políticas educacionais do Brasil. Neste contexto questiona-se o papel da educação para a formação do homem contemporâneo, a função da escola e dos professores neste processo. A discussão é ancorada na pedagogia Crítica de Henry Giroux. Apresenta uma análise crítica sobre a obra “Escola Crítica e Política Cultural”, buscando estabelecer relações com o contexto atual da educação brasileira.

 

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Publicado

2025-01-30

Como Citar

Batista da Silva, V. (2025). Escola crítica e política cultural no contexto das políticas curriculares brasileiras. Revista Eletrônica Interações Sociais, 8(1). Recuperado de https://seer.furg.br/reis/article/view/18003