FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Autores

  • Denise Grosso da Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roseli Belmonte Machado Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS http://orcid.org/0000-0001-5653-1175

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13662

Resumo

O artigo debate a formação continuada de professores de Educação Física. O objetivo é analisar os efeitos da realização de cursos de extensão para professores de Educação Física em tempos de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se debruçou a analisar materiais oriundos de dois cursos de extensão, promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, nos anos de 2020 e 2021. O curso foi realizado pelo Youtube e pela plataforma Moodle. Foram analisados os comentários dos participantes nos chats do canal Youtube e textos produzidos como tarefa final do curso, publicados na forma de e-books. Nota-se que os professores expressam reflexões sobre sua prática na ocasião dos debates e procuram constituir seu fazer pedagógico a partir dos temas debatidos no curso. Destaca-se a importância de ofertar formação docente de qualidade e de aproximar a universidade da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Grosso da Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora no Curso de Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS

É professora Adjunta na Escola de Educação Fisioterapia e Dança da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2022-05-12

Como Citar

Grosso da Fonseca, D. ., & Machado, R. B. (2022). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. Revista Didática Sistêmica, 23(2), 124–138. https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13662