UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA

Autores

  • Daniel Giordani Vasques Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre
  • Flávio Py Mariante Neto Departamento de Educação Física, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13538

Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo analisar os usos das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) para o ensino da Educação Física escolar em uma escola pública de ensino básico durante o ensino remoto. Para tal, os dados foram produzidos a partir de uma pesquisa-ação. Três elementos empírico-analíticos compuseram a configuração: as normas da escola, as condições de acesso e as intencionalidades pedagógicas. As transformações no ensino passaram da manutenção do vínculo dos estudantes com a escola ao aumento dos instrumentos de controle e de autocontrole e o incremento nas possibilidades de interação professor-estudante. A incorporação de um habitus educacional remoto se relaciona com a transitoriedade da configuração e das tensões. As TIC são um elemento civilizador de um processo de educação que perpassa a construção das emoções. Ao mesmo tempo que essas se transformam, potencializam-se as diferenças sociais; à educação cabe agir como fator de resistência a esses processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre

Licenciado e Mestre em Educação Física (UFSC), Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Flávio Py Mariante Neto, Departamento de Educação Física, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Licenciado em Educação Física pela UFRGS e Mestre e Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Downloads

Publicado

2022-05-12

Como Citar

Giordani Vasques, D., & Py Mariante Neto, F. (2022). UMA ANÁLISE CONFIGURACIONAL SOBRE OS USOS DAS TICS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DURANTE A PANDEMIA. Revista Didática Sistêmica, 23(2), 14–28. https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13538