A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista

Autores

  • Denise Maria Maciel Leão Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

Letramento infantil. Interação mãe-criança. Abordagem sociocultural construtivista

Resumo

Na abordagem sociocultural construtivista do desenvolvimento humano, a criança constrói meios de ação com familiares significativos e membros da comunidade que desempenham papéis de agentes de socialização, provendo meios para o aprendizado através das suas interações e das zonas de atividade proporcionadas por estes. Os conhecimentos das funções e usos da linguagem escrita e a formação de atitudes sobre sua utilidade são co-construídos primariamente a partir das experiências com a leitura e escrita em casa e na comunidade. Dentre esses agentes de socialização, consideramos as mães adultos significativos importantes no processo de co-construção da linguagem escrita na infância. O objetivo deste trabalho foi investigar a importância das interações da díade (mãe-criança) durante sessões estruturadas de leitura de histórias infantis. As sessões foram padronizadas em tipos de participação convencionalizadas, mas ao mesmo tempo, dinâmicas, uma vez que cada díade mostrou-se única em sua forma de interagir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Maria Maciel Leão, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1996) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006). É professora adjunta do curso de Psicologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG-RS).

Downloads

Publicado

2014-01-04

Como Citar

Leão, D. M. M. (2014). A leitura de histórias na infância: estudo da interação mãe-criança a partir de uma perspectiva sociocultural construtivista. Momento - Diálogos Em Educação, 21(2), 49–64. Recuperado de https://seer.furg.br/momento/article/view/3272

Edição

Seção

Artigos