DIALOGOS E REFLEXÕES DA CIENCIA COMPLEXA DIANTE DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13580

Palavras-chave:

Educação Ambiental Crítica. Pensamento Complexo. Epistemologia ambiental.

Resumo

A humanidade vive uma crise civilizatória que tem provocado diálogos e reflexões sobre a dimensão ambiental; onde hoje, no contexto latino-americano imerso em uma crise ampliada pela pandemia, exige a retomada de novas formas possíveis de ciência com consciência. Em uma transformação necessária, comprometida com a vida e com o futuro do bem-estar para todos, manifesta-se uma educação ambiental crítica. Considerando o pensamento complexo, foram analisados 3 conferencias acadêmicas, juntamente com 63 respostas aos questionários de participação no 1º Fórum Latino-Americano de Ciência com Consciência (FLACCC), organizado em setembro de 2020 pela Universidade Federal do Rio Grande. Como técnica, optamos pela Análise do Discurso, assumindo 3 categorias predeterminadas relacionadas à dimensão política, ética e participativa a partir da produção e uso dos conhecimentos e educação necessária. Foram revelados elementos que permitiram propor desafios para a educação ambiental em três sentidos: Transformação Política, Epistemológica e Social.

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Biografia do Autor

William Leonardo Gomez Lotero, Universidade Federal de Rio Grande - FURG

Doctorando y Magíster en Educación Ambiental de la Universidad Federal de Rio Grande - Brasil. Administrador Ambiental de la Universidad Distrital de Bogotá D.C. - Colombia. Contacto: william.gomez93@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9386-5171

Carelia Rayen Hidalgo Lopez, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Profesora Visitante en el Programa de Posgraduación de Educación Ambiental de la Universidad Federal de Rio Grande - Brasil. Doctora y Magíster en Educación Ambiental. Ingeniera Agrónoma de la UCLA - Venezuela. 

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Gomez Lotero, W. L., & HIDALGO LOPEZ, C. R. . (2021). DIALOGOS E REFLEXÕES DA CIENCIA COMPLEXA DIANTE DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA. Momento - Diálogos Em Educação, 30(03), 84–103. https://doi.org/10.14295/momento.v30i03.13580