Epidemia e pandemia criminalis:

contributo à compreensão e delimitação dos crimes contra a saúde pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v33i2.16368

Palavras-chave:

Epidemia, Pandemia, Excepcionalidade, Imputação

Resumo

Este trabalho está albergado no âmbito nos crimes contra saúde pública, precisamente para delimitação entre o crime de epidemia e a pandemia criminal, a plêiade de condutas criminosas que brotou em ebulição nos tempos estranhos e excepcionais vividos a partir do ano de 2020. Neste cenário, avultaram situações fáticas que desafiam a imputação pela prática do crime de epidemia, de modo que o problema de pesquisa consiste na seguinte indagação: é possível a imputação pelo crime de epidemia em meio à pandemia? A primeira hipótese reside na lógica semântica de ser possível tal imputação; e a segunda, um pouco mais ousada, a partir da impossibilidade desta imputação, reside em - no mínimo - delimitar o crime de epidemia e invocar os demais possíveis tipos penais aplicáveis a condutas decorrentes deste estado de pandemia. Os objetivos principais vêm atrelados à verificação dos contornos do crime de epidemia e tipos mais próximos, balizando, em alguma medida, os caminhos legítimos para eventual imputação destes. A relevância é dada pela prática diária que noticiou eventos criminais próprios dos tempos pandêmicos, quase sempre atrelados ao crime de epidemia, desafiando o discernimento entre este tipo penal e os demais que lhe são afetos, exigindo a análise. Adotou-se como método de abordagem o dedutivo, pautando a técnica de pesquisa pelo tipo bibliográfico, exploratório e qualitativo, por seu viés eminentemente prático na leitura do tema, permitindo que se conclua pela necessidade de novas luzes de análise e verificação da imputação penal em relação aos crimes desta natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Gustavo Durigon, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria/RS

Doutor em Ciências Criminais pela PUC-RS (Bolsista Capes). Professor Adjunto I do Departamento do Curso de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito PPGD/Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Vice-coordenador do curso de Direito/noturno da mesma Instituição. Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões/URI-SAN. Pós-Graduado em Ciências Penais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Graduado em Direito pela Universidade de Cruz Alta/UNICRUZ. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7014542059521058. 

 

Fábio Agne Fayet, Centro Universitário da Serra Gaúcha, FSG, Serra Gaúcha/RS, Brasil

Doutor em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2017); Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000); Especialista em Direito Penal Econômico e Europeu pela Faculdade de Direito de Coimbra em parceria com o Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu (2004); Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1998). Professor de Direito Penal e Processo Penal da FSG - Centro Universitário da Serra Gaúcha. Advogado. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1361242497259188

 

Pedro Henrique Baiotto Noronha, Sociedade Educacional Três de Maio, SETREM, Três de Maio/RS, Brasil

Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz. Especialista em Direito Processual Civil com capacitação para o Ensino no Magistério Superior pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus (2016). Graduado em Direito pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz (2012). Professor do Curso de Direito da Sociedade Educacional Três de Maio - SETREM. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/9628244942300917.

Downloads

Publicado

12-06-2024

Como Citar

Durigon, L. G., Fayet, F. A., & Noronha, P. H. B. (2024). Epidemia e pandemia criminalis:: contributo à compreensão e delimitação dos crimes contra a saúde pública. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 33(2), 12–33. https://doi.org/10.14295/juris.v33i2.16368

Edição

Seção

Direitos Humanos, Diversidade e Sociedade Digital