A ESCREVIVÊNCIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

CONSTRUINDO UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM ENGAJADA COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18162

Resumo

Este artigo discute como a leitura do conto “Mansões e Puxadinhos”, de Conceição Evaristo, no Ensino de Ciências pode promover uma discussão engajada sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais. Inspirado na abordagem teórico-metodológica de Gabriele Rosenthal (2014) e em diálogo com os pensamentos de bell hooks (2020) e Paulo Freire (1989), analisamos como as práticas de leitura literária da Escrevivência influenciaram as discussões sobre meio ambiente e saúde. Os resultados revelam que a prática da leitura não apenas estabelece conexões entre os textos de Conceição Evaristo e o cotidiano das estudantes, mas também possibilita o desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem comprometida com a Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda Iolanda Silva do Nascimento, Instituto Nutes/UFRJ

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/NUPEM). Mestre em Educação em Ciências e Saúde -Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/NUTES). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ/NUTES). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq Literaturas e Escritas na Educação em Ciências (Leciências) da UFRJ. 

Fernanda Antunes Gomes da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Letras Vernáculas -Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro, RJ -Brasil. Professora Adjunta -Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Macaé, RJ - Brasil. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde-Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (NUTES) . Rio de Janeiro, RJ -Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Literaturas e Escritas na Educação em Ciências (Leciências) da UFRJ. 

Downloads

Publicado

20-01-2025

Como Citar

Nascimento, B. I. S. do, & da Costa, F. A. G. (2025). A ESCREVIVÊNCIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM ENGAJADA COM A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. Diversidade E Educação, 12(2), 682–702. https://doi.org/10.14295/de.v12i2.18162