A EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
TRANSVERSALIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16951Resumo
O intuito deste trabalho foi desenvolver um jogo educativo para estudantes do ensino médio integrado, a fim de abordar temáticas relativas à sexualidade. A partir de uma pesquisa exploratória, sobre educação em sexualidade, surgiu o jogo “Superando Tabus”, o qual emergiu da ação e participação de estudantes adolescentes oriundos de uma unidade educacional do Instituto Federal do Paraná. A avaliação do jogo de tabuleiro culminou em núcleos de significação, baseados em indicadores percebidos nas respostas dos participantes. O jogo desvelou uma metodologia potente nos processos educativos voltados para sexualidade e diferença, numa perspectiva inclusiva de educação. O material didático produzido buscou aproximar o discente de uma concepção pluralista de sexualidade. A pesquisa se constituiu pelos atravessamentos, interações e colaborações dos participantes, de modo fundamental para superar o higienismo ainda presente nas abordagens puramente biológicas e reprodutivas vinculadas à educação sexual em políticas curriculares disseminadas pelo país.
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