MARCADORES SOCIOCULTURAIS, INTERSECCIONALIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
PREMISSAS DE UM CURRÍCULO CRÍTICO-LIBERTADOR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DOS INSTITUTOS FEDERAIS
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i2.16931Resumo
O objetivo desse estudo foi problematizar as práticas político-pedagógicas de professores e professoras de Educação Física dos Institutos Federais com centralidade nas temáticas de raça, gênero e classe social a partir do conceito de interseccionalidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descrita. Para seleção dos(as) participantes foi utilizada a amostra intencional típica, sendo convidados(as) e entrevistados(as) 11 professores(as) de Educação Física que lecionam no Ensino Médio integrado de diferentes regiões brasileiras. A aplicação da análise temática sobre o material empírico resultou em três temas: práticas político-pedagógicas da Educação Física com centralidade nas discussões étnico-raciais nos Institutos Federais; debates sobre as relações de gênero presentes nas aulas de Educação Física escolar nos Institutos Federais; e discutindo classe social a partir das aulas de Educação Física escolar. Concluímos que a Educação Física crítico-libertadora pode tornar o cotidiano escolar mais inclusivo, justo e equitativo.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.