MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E AVANÇO REACIONÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13508Resumo
Este ensaio parte do diálogo com pesquisas que se dedicam ao estudo da socialização militar, do militarismo enquanto cultura e agente político e da expansão da militarização como política educacional para apontar como a transposição em escala de uma “pedagogia militar” para as redes de ensino, articulada à expansão do militarismo no sistema político com a chegada da extrema-direita ao poder, contribui para a reinstalação de regimes masculinistas ao investir na somatização de noções generificadas de poder no processo de produção de “cidadãos” disciplinados, passíveis a formas autoritárias de governo.
Downloads

Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores/as são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Diversidade e Educação.