CAMINHOS EM BUSCA DE UM NOME:

ATRAVESSAMENTOS NA VIDA DE SUJEITOS TRANS

Autores

  • Luis Felipe Hatje Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Joanalira Corpes Magalhães Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Paula Regina Costa Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande – FURG

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13490

Resumo

O artigo tem como objetivo investigar como a escolha por um nome civil por sujeitos trans está relacionada com os processos de subjetivação que engendram discursos e práticas constitutivas dos sujeitos. Para tanto, analisamos narrativas de quatro sujeitos trans que ingressaram na justiça buscando a retificação do nome civil. No processo de análise observou-se os atravessamentos sociais, políticos, culturais que os impulsionaram a lutar pelo direito ao nome, bem como estratégias de validação de um nome para si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Felipe Hatje, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Rio Grande - FURG. 

Joanalira Corpes Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutorado em Educação em Ciências (PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde – Associação Ampla Furg, UFRGS E UFSM, 2012). Mestrado em Educação em Ciências (UFRGS, 2009). Graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura e Bacharelado (Furg, 2006). Pós-Doutorado (UFRGS). Professora-adjunta do Instituto de Educação, do PPG Educação em Ciências: química da vida e da saúde e do PPG Educação (Furg). Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad – Gies (composto pelas seguintes instituições: Universidad de Castilla-La Mancha, Universidade Federal do Rio Grande – Furg, Universidad de Córdoba, Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – Furg. http://lattes.cnpq.br/5154939094832400. https:// orcid.org/0000-0002-9785-6854.

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Graduação em Ciências – Licenciatura Plena em Biologia (Universidade Federal do Rio Grande – Furg, 1985). Mestrado em Biociências (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, 1991). Doutorado em Ciências Biológicas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2002). Pós-Doutorado (Escola Superior de Educação de Coimbra/Instituto Politécnico de Coimbra – Portugal, 2015). Professora titular do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências (Associação Ampla Furg/UFRGS/ UFSM) e Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – Furg. Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad – Gies (composto pelas seguintes instituições: Universidad de Castilla-La Mancha, Universidade Federal do Rio Grande – Furg, Universidad de Córdoba, Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação). Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola – Gese, atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq. http://lattes. cnpq.br/0516745823012125. https://orcid.org/0000-0001-7798-996X.

Downloads

Publicado

2022-01-28

Como Citar

Hatje, L. F., Corpes Magalhães, J., & Costa Ribeiro, P. R. . (2022). CAMINHOS EM BUSCA DE UM NOME: : ATRAVESSAMENTOS NA VIDA DE SUJEITOS TRANS . Diversidade E Educação, 9(2), 221–245. https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13490

Edição

Seção

Corpos em dissidência nos espaços educativos em tempos de discurso de ódio