BULLYING, PRECONCEITO E VIOLÊNCIA LGBTQIA+FÓBICA EM AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Maria Cristina Cavalcanti Araújo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN
  • Jeam
  • Rebecka de França
  • José Carlos

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13266

Resumo

O relato de bullying LGBTQIA+fóbico tem aumentado e pode causar danos persistentes na vida escolar. Ocorre em diferentes formas, ambientes e grupos sociais, ocorrendo desde às agressões físicas, verbais e psicológicas, à prática de homicídio, sendo reproduzido nos mais diversos meios: nos lares, nas escolas, em praças públicas, ruas, grupos religiosos, no ambiente familiar e no ambiente escolar. Este artigo tem como objetivo identificar possíveis episódios de LGBTQIA+fobia presenciados por alunos e abordar como o tema é discutido nos domínios do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN. Foi realizada uma revisão da literatura e aplicado um questionário online utilizando o Google Formulários. O público alvo da pesquisa foram os discentes LGBTQIA+ dos cursos Técnicos Integrados, Subsequente, Superiores e Pós-Graduação, dos 22 campi do IFRN. Os resultados da revisão apontam que ainda há tabu nas discussões relacionadas à diversidade sexual e gênero nas escolas. Alguns avanços foram identificados no IFRN, no entanto, há uma necessidade de maiores estudos que envolvam debates e esclarecimentos sobre a questão do gênero.

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Biografia do Autor

Maria Cristina Cavalcanti Araújo, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002) e Doutorado em Recursos Naturais pela UFCG. É professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), do Campus Natal Central atuando no ensino médio Técnico Integrado e na Licenciatura em Geografia.Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana e Sustentabilidade Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: expansão urbana, geografia, urbanização, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida urbana; população. É pesquisadora e fundadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos Geográficos (NUPEG); participa do Núcleo de Estudos em Pesquisa Mineral. É bolsista da CAPES, coordenando o Subprojeto PIBID do Curso de Licenciatura em Geografia.

Jeam

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN),Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como enfoque de estudo a efetivação da Política Nacional de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Natal. Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, tendo como enfoque de estudo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) e sua importância para o processo de formação docente.

Rebecka de França

Mestranda do Mestrado Profissional em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil

José Carlos

Licenciado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Professor de Geografia da Rede Privada.

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Publicado

2022-01-28

Como Citar

Cavalcanti Araújo, M. C., Claude de Souza Gomes, J., de França, R., & da Silva Junior , J. C. (2022). BULLYING, PRECONCEITO E VIOLÊNCIA LGBTQIA+FÓBICA EM AMBIENTE ESCOLAR: UMA ANÁLISE NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE . Diversidade E Educação, 9(2), 574–614. https://doi.org/10.14295/de.v9i2.13266