O ensino e a pesquisa de planejamento territorial em São Paulo: a ficção e a realidade das políticas públicas urbanas da primeira metade do século xx

Autores

  • Rodrigo Alberto Toledo Universidade Estadual Paulista – UNES
  • Maria Teresa Miceli Kerbauy Universidade Federal de São Carlos (UFSCAr)

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o processo de consolidação do ensino e da pesquisa do planejamento territorial em São Paulo. Nosso procedimento metodológico sistematizou um conjunto de fontes documentais composto por Leis, Atos e Decretos publicados pelo Governo Colonial Imperial Português, Governo Imperial do Brasil, Governo Republicano, pela prefeitura e Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro. Acessamos o acervo da Biblioteca da FAUUSP, referente à produção bibliográfica e às normas que definiram o papel do Centro de Pesquisas e Estudos Urbanísticos, CEPEU, que conduziu os esforços de arquitetos urbanistas e planejadores na elaboração de metodologia para formulação de instrumentos de política urbana. A consolidação do ensino em Arquitetura e Urbanismo na FAUUSP, a partir da década de 1940, contribuiu para a institucionalização da formação profissional e, também, para o desenvolvimento de uma proposta de planejamento territorial, produto de uma somatória de correntes urbanísticas.

Palavras-chave: Políticas públicas; Planejamento urbano; Ensino; Arquitetura e urbanismo; FAUUSP;

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Alberto Toledo, Universidade Estadual Paulista – UNES

Pós-Doutorando em Ciências Sociais – CPES-PNDE; Doutor em Ciências Sociais; Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais; Professor Substituto no Departamento de  Administração Pública Universidade Estadual Paulista – UNES

Maria Teresa Miceli Kerbauy, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAr)

[1] Doutora em Ciências Sociais – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUC-SP); Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Socias – Universidade Estadual Paulista ‘Julio de Mesquita Filho- UNESP-Araraquara; Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política – Universidade Federal de São Carlos (UFSCAr); 

Downloads

Publicado

2017-08-07

Como Citar

Toledo, R. A., & Kerbauy, M. T. M. (2017). O ensino e a pesquisa de planejamento territorial em São Paulo: a ficção e a realidade das políticas públicas urbanas da primeira metade do século xx. CaderNAU, 9(1), 172–208. Recuperado de https://seer.furg.br/cnau/article/view/6586

Edição

Seção

Artigos