Os conflitos internacionais correntes, a paz e a deterioração do Direito Internacional
DOI:
https://doi.org/10.14295/rcn.v6i1.17673Palavras-chave:
Grandes Potências, Direito Internacional, Invasão da Ucrânia, Hamas versus IsraelResumo
Este artigo procura refletir sobre as principais questões das relações internacionais contemporâneas, oferecendo uma problematização acerca da natureza da ordem mundial. O artigo sugere que boa parte dos temas e das questões internacionais se desdobram dentro de um conjunto de elementos antagônicos que compreendem, por um lado, os esforços de construção da paz, e por outro lado, a deterioração do Direito Internacional e a volta do uso da força como método de resolução de conflitos. Esses elementos revelam a emergência de novos padrões nas ações dos Estados na ordem internacional e são elencados a partir de uma discussão sobre os seguintes temas: as mudanças na liderança da ordem mundial, a construção e a deterioração do Direito Internacional, a guerra assimétrica no conflito Hamas versus Israel e na guerra da Rússia para incorporar territórios da Ucrânia.
Downloads
Referências
CLAUDE, INIS L. Swords into Plowshares. The Problems and Progress of International Organization. Randon House, First Edition, 1956
KANT, I. A Paz Perpétua. São Paulo: Edições e Publicações do Brasil, 1936 (1ª. edição 1795).
KENNEDY, P. The Rise and Fall of the Great Powers. London: Fontana Press, 1989.
MACK, Andrew. Why Big Nations Lose Small Wars: The Politics of Asymmetric Conflict, World Politics, Vol. 27, (Cambridge University Press, 1975), pp.175-200.
NAU, Henry R. The myth of america's decline: leading the world economy into the. 1990s. Nova York: Oxford University Press, 1990.
O’NEILL, J. Building Better Global Economic BRICs. Goldman Sachs Global Economic Paper No. 66, 2001.
WEDGWOOD, C.V. The Thirty Years War. London: Ed. PIMLICO, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).