Derrida: ouvido, vida, escrita

Autores

  • Helano Ribeiro Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Felipe Amaral Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

otobiografia, Jacques Derrida, ouvido

Resumo

Este artigo é uma proposta de leitura outra no concernente à análise de autobiografias. Tentando fugir de sua tradicional inclusão em gênero, em especial, graças ao trato crítico de Philippe Lejeune e sua teoria sobre o “pacto  autobiográfico”, tentaremos mostrar, especialmente, com base no pensamento de
Jacques Derrida, a otobiografia [ouvidografia] como uma escritura que não se deixa fechar em um gênero – uma escritura que não se limita à simples conferência de autenticidade da vida daquele que escreve. Trata-se aqui de um movimento da escrita de si que se dá a partir do que se ouve e não do que realmente houve.

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Publicado

09-09-2019

Como Citar

Ribeiro, H., & Amaral, F. (2019). Derrida: ouvido, vida, escrita. Cadernos Literários, 25(1), 53–60. Recuperado de https://seer.furg.br/cadliter/article/view/9383

Edição

Seção

Dossiê Literatura e Filosofia