Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário

Autores

  • Andreia Nascimento Carmo SEDUC - TO
  • Valdivina Telia Rosa de Melian UFT - DOUTORANDA CATÓLICA ORIONE DE ARAGUAÍNA - PROFESSORA

Resumo

Neste trabalho discute-se a importância da literatura oral para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, tanto dentro como fora da escola. A contação de histórias, enquanto potencializadora do desenvolvimento cognitivo da criança, também fomenta a formação do aluno enquanto leitor literário capaz de ampliar seus conhecimentos nas mais diversas áreas. Assim, aponta-se a notável contribuição dessa prática para a ampliação da visão de mundo do ser humano e suas relações com o outro.Palavras-chave: Contação de histórias; Literatura; Ensino.

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Biografia do Autor

Andreia Nascimento Carmo, SEDUC - TO

PROFESSORA MESTRA EM LÍNGUA E LITERATURA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. ATUA COMO PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO TOCANTINS.

Valdivina Telia Rosa de Melian, UFT - DOUTORANDA CATÓLICA ORIONE DE ARAGUAÍNA - PROFESSORA

DOUTORANDA EM LÍNGUA E LITERATURA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. ATUA COMO PROFESSORA NA FACULDADE CATÓLICA ORIONE DE ARAGUAÍNA TOCANTINS.

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Publicado

04-05-2020

Como Citar

Carmo, A. N., & Melian, V. T. R. de. (2020). Contação de histórias: Ensino de literatura e formação do leitor literário. Cadernos Literários, 26(1), 47–56. Recuperado de https://seer.furg.br/cadliter/article/view/7679

Edição

Seção

Dossiê Literatura e Oralidade