A produção do humor e do riso em Mônica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta
Resumo
Inserido num domínio descritivo, o presente texto analisa a produção do riso no texto dramatúrgico infantil Mônica e Cebolinha no mundo de Romeu e Julieta, o qual foi veiculado em formato televisivo em 1979 pela TV Bandeirantes. Amparado por escopos teóricos como a teoria da adaptação e a teoria da paródia, realizamos uma análise comparativa com o texto traduzido de Shakespeare, realizado por Barbara Heliodora em 2016, a fim de averiguar as semelhanças e dissidências entre ambos os textos. Como recorte de pesquisa, optamos por analisar a cena do balcão (ato II, cena II) em ambos os textos, por ser o marco da peça shakespeariana. Após as reflexões sobre como apresentar o dramaturgo inglês a um público alheio a seu tempo, nossas reflexões incidem na retroalimentação entre a dramaturgia e a televisão, visando ao mercado de massa, em que um fomenta o consumo do outro, atraindo o público desejado.