Brasil e Uruguai: diálogos poéticos na América Latina

Aproximações e distanciamentos na obra de Idea Vilariño e Helena Kolody

Autores

  • Cristian Javier Lopez Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumo

Este texto expõe o estudo de doutoramento em cotutela, entre uma instituição brasileira e outra espanhola, sobre a lírica de Helena Kolody, do Brasil, e Idea Vilariño, do Uruguai. Pela análise comparativa, desde a perspectiva da confluência entre literatura e música, analisaram-se as confluências e as discrepâncias entre a poética das escritoras, a fim de comprovar que a antiga hibridez entre poesia e musicalidade, resultante do secular diálogo entre literatura e música, ganha nova expressividade e amplia seu alcance a um público mais diversificado e amplo ainda na atualidade. Com dois eixos definidos, a investigação analisou, por um lado, o aspecto da musicalidade na obra das autoras e a relação literatura e música e, por outro, abordou os aspectos referentes à crítica social explorada nos poemas das autoras e a relação político-cultural com a escrita feminina latino-americana. A tese apoiou-se em pressupostos de Candido (2000), Santiago (2000), Villalta (1999); Vilariño (2016), Coutinho (2003) Aínsa (2014), Palermo (2011) e outros. Esse estudo contribuiu com as pesquisas das produções de autoria feminina no continente americano ao evidenciar a difícil trajetória das autoras, sua inserção no espaço patriarcal da escrita literária e a constante confluência da música e da literatura em suas produções.

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Publicado

24-05-2022

Como Citar

Lopez, C. J. . (2022). Brasil e Uruguai: diálogos poéticos na América Latina: Aproximações e distanciamentos na obra de Idea Vilariño e Helena Kolody. Cadernos Literários, 28(2), 66–74. Recuperado de https://seer.furg.br/cadliter/article/view/14352

Edição

Seção

Dossiê Panorama Atual dos Estudos Literários no Brasil: 2017-2020 - N. 2