BIBLIOTECA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS

PERFIL HISTÓRICO DA BIBLIOTECA POR MEIO DA ANÁLISE DE SEU ACERVO BIBLIOGRÁFICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/biblos.v35i2.12093

Palavras-chave:

Coleções especiais, Bibliotecas científicas, Academia Brasileira de Ciências

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar a narrativa histórica da Biblioteca da Academia Brasileira de Ciências desde sua fundação até os dias atuais, quando incorporada ao acervo da Biblioteca Henrique Morize (BHM), do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), como Coleção Especial Academia Brasileira de Ciências. A metodologia consiste em pesquisa bibliográfica e documental, entrevistas não-estruturadas e análise qualitativa dos dados. A pesquisa encontra-se em andamento e, como resultados parciais, foi possível identificar os principais marcos no histórico da referida biblioteca, de 1916 a 2020. Os resultados são apresentados em dois momentos: a biblioteca antes da transferência para o MAST e, como coleção especial, após a transferência. Por meio do acordo firmado com o MAST, a biblioteca da ABC “renasceu” como Coleção Especial Academia Brasileira de Ciências, na Biblioteca Henrique Morize e, desde então adquiriu novas características de gestão e uso do acervo, tornando-se objeto de pesquisa de mestrado e doutorado enquanto coleção e, seus exemplares tornaram-se novamente fonte de consulta para inúmeros pesquisadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magna Loures Farias, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (UFRJ), especialista em Gestão de Bibliotecas Públicas (UnyLeya), bolsista PCI-DD CNPq/MAST

Samantha Eunice de Miranda Marques Pontes, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1988) e mestrado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2006). Chefia da Biblioteca Henrique Morize, do Museu de Astronomia em Ciências Afins.

Marcio Ferreira Rangel, Museu de Astronomia e Ciências Afins

Graduação em Museologia (1995), mestrado em Memória Social (2000), ambos os títulos obtidos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em História das Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz/COC (2006). Pesquisador Titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Professor Adjunto da Escola de Museologia (UNIRIO) e Professor da Pós-graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/Museu de Astronomia e Ciências Afins.

Referências

AZEVEDO, F. C. de.; LOUREIRO, M. L. de N. M. Afinal, os objetos falam? Reflexões sobre objetos, coleções e memória. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ENANCIB, 2019. GT 10 – Informação e Memória. Disponível em: https://conferencias.ufsc.br/index.php/enancib/2019/paper/view/951/707. Acesso em: mar. 2020.

FARIAS, M. L.; LINO, L. A. S. ; ALMEIDA, E. H. P.; RANGEL, M. F. O Renascer de uma biblioteca: a coleção especial da Academia Brasileira de Ciências no MAST. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Brasília, v.13, p. 2825-2840. Edição CBBD 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/949. Acesso em: jan. 2018.

LINO, L. A. da S.; HANNESCH, O.; AZEVEDO, F. C. de. Política de Preservação no âmbito do gerenciamento de Coleções Especiais: um estudo de caso no Museu de Astronomia e Ciências Afins. Anais da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 123, p. 59-74, 2003. Disponível em: http://eprints.rclis.org/3977/. Acesso em: set. 2020.

PAULINYI, Erno I. Esboço histórico da Academia Brasileira de Ciências. Brasilia: CNPq. Coordenação Editorial, 1981. 40 p. il (Coleção Estudos de Política Científica e Tecnologica; 1).

SOUZA, Ingrid Lopes de. Patrimônio bibliográfico de C&T em universidades: proposta para formação das coleções especiais da Biblioteca Paulo Geyer. 2017. 116 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Programa de Pós-Graduação em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia, Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/2500/3/ILSouza.pdf. Acesso em: set. 2020.

Downloads

Publicado

2022-04-18

Como Citar

Farias, M. L., Pontes, S. E. de M. M., & Rangel, M. F. (2022). BIBLIOTECA DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS: PERFIL HISTÓRICO DA BIBLIOTECA POR MEIO DA ANÁLISE DE SEU ACERVO BIBLIOGRÁFICO. BIBLOS, 35(2). https://doi.org/10.14295/biblos.v35i2.12093

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)