<b>Dinâmica de sedimentos finos em zonas de cultivo de moluscos marinhos</b>

Autores

  • Carla de Abreu D'Aquino
  • Carlos Augusto França Schettini
  • Carlos Eduardo Veiga de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v28i2.797

Palavras-chave:

Hidrodinâmica, Sedimentologia, Sedimentos finos, Cultivo de bivalves marinhos, Hydrodynamics, Sedimentology, Fine sediment, Blue mussel aquaculture

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo dos efeitos da hidrodinâmica sobre os processos sedimentológicos em zonas de cultivo de mexilhões. No período de 10 a 27 de julho de 1999, foi realizado um experimento intensivo com aquisição de dados oceanográficos e sedimentológicos na região de cultivo de moluscos marinhos da Enseada do Itapocoroy, município de Penha, SC. O experimento consistiu da instalação de correntógrafo e ondógrafo em um tripé com sensores nivelados a 1 m acima do fundo. Junto ao tripé foi acoplado um sistema para fixação de armadilhas de sedimentos. As armadilhas foram niveladas a 0,5, 1,0 e 1,5 m acima do fundo, sendo trocadas diariamente. O período de realização do experimento foi marcado pela entrada de duas frentes frias, as quais aumentaram a altura significativa das ondas em aproximadamente 0,10 m. As correntes não sofreram alteração significativa de intensidade durante todo o experimento, mantendo uma média de 4,7 cm.s-1. As taxas de sedimentação potenciais das armadilhas foram maiores durante os períodos de maior atividade de ondas. Um modelo conceptual da sedimentologia sob os cultivos, baseado nos dados obtidos, sugere que a entrada de material em suspensão ocorre por advecção, sendo filtrada pelos organismos e sedimentada como pelotas fecais. As ondas atuam na desintegração das pelotas fecais e ressuspensão, sendo as correntes responsáveis pelo transporte advectivo, removendo o material fino da região de cultivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla de Abreu D'Aquino

Graduação em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí (2000) e mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003).

Mais informações: Currículo Lattes

Carlos Augusto França Schettini

Mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1994) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é adjunto da Universidade do Vale do Itajaí.

Mais informações: Currículo Lattes

Carlos Eduardo Veiga de Carvalho

Mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1997). Atualmente é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professor Associado 1 da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-03-26

Como Citar

D’Aquino, C. de A., Schettini, C. A. F., & de Carvalho, C. E. V. (2011). <b>Dinâmica de sedimentos finos em zonas de cultivo de moluscos marinhos</b>. Atlântica (Rio Grande), 28(2), 103–116. https://doi.org/10.5088/atlântica.v28i2.797

Edição

Seção

Artigos