<b>Epitoquia de Neanthes Succinea na Região Estuarina da Lagoa dos Patos, RS, Brasil</b>

Autores

  • Leonir André Colling
  • Ricardo Roberto Capitoli
  • Carlos Emilio Bemvenuti

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v29i1.744

Palavras-chave:

Neanthes succinea, epitoquia, Lagoa dos Patos, região estuarina, epitokal metamorphosis, Patos Lagoon, estuarine region

Resumo

O poliqueta Neanthes succinea é um nereidídeo cosmopolita, comum em estuários e regiões marinhas costeiras da América do Sul. Um evento de epitoquia de grandes proporções, ainda não observado para a região estuarina da Lagoa dos Patos, ocorreu no inverno de 2006. Este evento ocorreu associado aos valores de temperatura (> 16oC) e salinidade (médias quinzenais > 8) de inverno mais elevados para a estação dos últimos dez anos. Registros anteriores de eventos reprodutivos da espécie nesta região estuarina ocorreram em períodos de verão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonir André Colling

Mestre em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Atualmente é doutorando no Curso de Pós-graduação em Oceanografia Biológica da FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Carlos Emilio Bemvenuti

Mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1983) e doutorado em Oceanografia (Oceanografia Biológica) pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Federal do Rio Grande.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-03-26

Como Citar

Colling, L. A., Capitoli, R. R., & Bemvenuti, C. E. (2011). <b>Epitoquia de Neanthes Succinea na Região Estuarina da Lagoa dos Patos, RS, Brasil</b>. Atlântica (Rio Grande), 29(1), 61–63. https://doi.org/10.5088/atlântica.v29i1.744

Edição

Seção

Notas Breves