<b>Cultivo de camarões marinhos em sistema de bioflocos: análise da reutilização da água</b>

Autores

  • Dariano Krummenauer Universidade Federal do Rio Grande
  • Carlos Alberto Seifert Júnior Universidade Federal do Rio Grande
  • Luis Henrique Poersch Universidade Federal do Rio Grande
  • Geraldo Kipper Foes Universidade Federal do Rio Grande
  • Gabriele Rodrigues de Lara Universidade Federal do Rio Grande
  • Wilson Wasielesky Junior Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i2.3118

Palavras-chave:

Sistemas BFT, impactos ambientais, reutilização da água, inóculos, estabilização microbiana

Resumo

A necessidade de redução dos impactos ambientais gerados pelo descarte de efluentes ricos em nutrientes e matéria orgânica é fundamental para a aquacultura. O sistema BFT (Biofloc Tecnology System) surge como uma alternativa aos sistemas convencionais, para minimizar a emissão de efluentes. Da mesma forma, fazem-se necessários estudos relativos ao reaproveitamento da água e da comunidade microbiana do cultivo em cultivos subsequentes. O presente estudo teve como objetivo analisar o uso de diferentes porcentagens de reutilização da água de cultivo do camarão branco Litopenaeus vannamei. O experimento teve duração de 82 dias e foi realizado com quatro tratamentos (água clara (0), 2,5, 10 e 100% de reutilização de água). Parâmetros de qualidade da água foram monitorados diariamente (temperatura; oxigênio dissolvido; pH; e amônia). Semanalmente foram monitorados nitrito, nitrato, fosfato, salinidade, turbidez, transparência da água e material particulado em suspensão. Possíveis variações de amônia foram controladas através da fertilização orgânica utilizando dextrose como fonte de carbono. A cada 15 dias foram realizadas biometrias, para avaliar o crescimento dos camarões. O tratamento sem reutilização de água apresentou mortalidade total no 63° dia, nos tratamentos com 2,5, 10 e 100% de reutilização a sobrevivência foi de 66,5, 81,4 e 80,7% respectivamente, o peso médio final foi 2,91, 3,25 e 3,46g nos tratamentos de 2,5, 10 e 100%. Os resultados evidenciaram a possibilidade de se utilizar inóculos de bioflocos nos cultivos BFT. Além disso, o tratamento com 100% de reutilização de água apresentou os melhores resultados para desempenho dos camarões e qualidade de água (p<0,05).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dariano Krummenauer, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia, Mestrado e Doutorado em Aquicultura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós graduação (DOCFIX) atuando como professor pesquisador junto ao Programa de Pos graduação em Aquicultura da FURG.

Carlos Alberto Seifert Júnior, Universidade Federal do Rio Grande

Oceanólogo, formado pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), atua na área de Gestão Ambiental do Petróleo e Gerenciamento Costeiro. Atualmente, é aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro - PPGC da FURG, sendo bolsista do Programa de Recursos Humanos - PRH-27 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP.

Luis Henrique Poersch, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1993), mestrado em Ciencias del Mar - Universidad Católica del Norte (1998) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2004). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde atua como professor no curso de Oceanologia e no programa de Pós-graduação em Aqüicultura.

Geraldo Kipper Foes, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1991), mestrado em Aqüicultura pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG (2008) e doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Gabriele Rodrigues de Lara, Universidade Federal do Rio Grande

Bióloga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no ano de 2009. Mestre em Aquicultura pelo Programa de Pós-Graduação em Aquicultura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no ano de 2012.

Wilson Wasielesky Junior, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1991), doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2000). Pós-Doutorado na Universidade da Carolina do Sul/Waddell Mariculture Center em 2005.

Downloads

Publicado

2012-11-25

Como Citar

Krummenauer, D., Júnior, C. A. S., Poersch, L. H., Foes, G. K., Lara, G. R. de, & Junior, W. W. (2012). <b>Cultivo de camarões marinhos em sistema de bioflocos: análise da reutilização da água</b>. Atlântica (Rio Grande), 34(2), 103–111. https://doi.org/10.5088/atlântica.v34i2.3118

Edição

Seção

Artigos