<b>Ocorrência e variação temporal de microalgas nocivas em área de aquicultura costeira no sul do Brasil</b>

Autores

  • Joana Flor Tavares
  • Luis A. O. Proença
  • Clarisse Odebrecht

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v31i2.1539

Palavras-chave:

Microalgae, dinoflagellates, diatoms, cyanobacteria, mussel aquaculture, microalgas, dinoflagelados, diatomáceas, cianobactérias, moluscos.

Resumo

A presença de microalgas nocivas em áreas de aqüicultura representa um problema potencial de saúde humana e possíveis perdas econômicas. No sul do Brasil, a atividade de aqüicultura costeira vem crescendo, e o conhecimento do risco causado por microalgas nocivas é essencial. No presente estudo, reportamos a ocorrência de seis espécies de dinoflagelados e duas de diatomáceas tóxicas e outras microalgas potencialmente nocivas em área de aqüicultura na Baía Armação do Itapocoroy, SC. O maior risco de contaminação por venenos com efeito paralisante e diarréico no Homem, esteve associado com florações de Gymnodinium catenatum (1.6 104 células L-1) no outono, e de espécies do complexo Dinophysis acuminata (>103 células L-1) no período de inverno-primavera. Outras microalgas potencialmente tóxicas observadas foram Pseudo-nitzschia spp (diatomácea) e Alexandrium sp. (dinoflagelado). Eventos estocásticos relacionados com processos oceanográficos aparentemente desempenham um importante papel na determinação do início e na magnitude das florações tóxicas na Baía de Armação do Itapocoroy. Os resultados indicam a importância da implantação de programa official de monitoramento em áreas de aqüicultura costeira no Brasil, visando garantir a saúde pública dos consumidores dos recursos cultivados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Flor Tavares

Graduação em andamento em Oceanografia pela FURG.

Luis A. O. Proença

Graduação em Oceanografia pela FURG, mestrado em Oceanografia Biológica pela FURG e doutorado em Oceanografia - University of Southampton. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Vale do Itajaí nos cursos de Graduação em Oceanografia e Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental.

Mais informações: Currículo Lattes

Clarisse Odebrecht

Graduação em Ciências Biológicas pela UFPr, Curitiba, e doutorado em Ciências Naturais - Oceanografia Biológica pelo Instituto de Oceanografia, Christian-Albrechts Universität, Kiel, Alemanha. Atualmente, docente no Instituto de Oceanografia da FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-03-27

Como Citar

Tavares, J. F., Proença, L. A. O., & Odebrecht, C. (2011). <b>Ocorrência e variação temporal de microalgas nocivas em área de aquicultura costeira no sul do Brasil</b>. Atlântica (Rio Grande), 31(2), 129–144. https://doi.org/10.5088/atlântica.v31i2.1539

Edição

Seção

Artigos