<b>Distribuição de Stygarctus bradypus Schulz, 1951 (tardigrada, heterotardigrada) na margem sul da Ilha de Itamaracá (PE, Brasil)</b>

Autores

  • Mônica Marinho Verçosa
  • Érika Cavalcante Leite dos Santos
  • José Roberto B. de Souza
  • Clélia M. C. da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v31i1.1524

Palavras-chave:

Meiofauna, Praia arenosa, Itamaracá, Stygarctus bradypus, Tardigrada, meiofauna, sandy beach, Tardigrada.

Resumo

Este estudo objetivou investigar a distribuição espacial e temporal de Stygarctus bradypus Schulz, 1951 (Tardigrada, Heterotardigrada) em uma praia arenosa na margem sul da ilha de Itamaracá, 40 km a norte do Recife (PE, Brasil). As amostras foram coletadas em dois períodos do ano caracterizados por estiagem e chuva, através de duas transversais na região entre-marés, durante a baixa-mar. Foram identificados 337 indivíduos pertencentes à espécie Stygarctus bradypus. Houve diferenças significativas nas populações de S. bradypus dos dois transectos e entre os andares da praia, mas não entre os estratos sedimentares nem entre os períodos do ano. Concluiu-se que a espécie não tem a sua distribuição influenciada pelo tamanho dos grãos dos sedimentos nem pela presença de águas intersticiais, preferencialmente colonizando o médiolitoral superior da praia estudada, concentrando-se entre 10 cm a 20 cm de profundidade no sedimento ao longo do ano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Marinho Verçosa

Graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela UFPE, Atualmente é Estudante de mestrado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Zoologia.

Mais informações: Currículo Lattes

Érika Cavalcante Leite dos Santos

Graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco (2005). Participa do Programa de Pós-graduação em Biologia Animal da Universidade Federal de Pernambuco, no curso de mestrado, com bolsa financiada pelo CNPq.

Mais informações: Currículo Lattes

José Roberto B. de Souza

Atualmente atua como professor na Universidade Federal de Pernambuco.

Clélia M. C. da Rocha

Professora da UFRPE, vinculada ao Depto. de Biologia, Área de Zoologia, possui graduação em Ciências Biológicas pela UFPE, mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica, pela mesma universidade.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-03-26

Como Citar

Verçosa, M. M., Santos, Érika C. L. dos, Souza, J. R. B. de, & Rocha, C. M. C. da. (2011). &lt;b&gt;Distribuição de Stygarctus bradypus Schulz, 1951 (tardigrada, heterotardigrada) na margem sul da Ilha de Itamaracá (PE, Brasil)&lt;/b&gt;. Atlântica (Rio Grande), 31(1), 25–34. https://doi.org/10.5088/atlântica.v31i1.1524

Edição

Seção

Artigos