<b>Inferência em ecologia: Comentários e um exemplo</b>

Autores

  • Humber Agrelli Andrade
  • Paul Gerard Kinas

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v30i2.1513

Palavras-chave:

intervalo de confiança, teste de hipótese, análise Bayesiana

Resumo

A estimativa de intervalos de confiança e a realização de testes de hipóteses são componentes da inferência estatística fundamentais em estudos na área de ecologia quantitativa. Os procedimentos de inferência são freqüentemente utilizados por pesquisadores nas avaliações de questões e afirmações de cunho científico. Pelo menos três procedimentos podem ser utilizados para a realização de inferências. Neste trabalho avaliamos estes procedimentos com a análise de um exemplo de ecologia. Concluímos que a abordagem bayesiana é vantajosa, pois propicia que o pesquisador obtenha respostas diretas para as questões relevantes de um estudo de ecologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humber Agrelli Andrade

Graduação em Oceanografia Biológica pela FURG, mestrado e doutora em Oceanografia Biológica, pela mesma universidade. Atualmente atua na UFRPE na área pesqueira.

Mais informações: Currículo Lattes

Paul Gerard Kinas

Graduação em Oceanologia pela FURG, mestrado em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP e doutorado em Estatistica - University of British Columbia, Canadá. Atualmente, é professor da FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-03-26

Como Citar

Andrade, H. A., & Kinas, P. G. (2011). <b>Inferência em ecologia: Comentários e um exemplo</b>. Atlântica (Rio Grande), 30(2), 147–160. https://doi.org/10.5088/atlântica.v30i2.1513

Edição

Seção

Artigos