Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo com base a modelagem semiquantitativa

Autores

  • Maria Teresa Almeida
  • Arion de Castro Kurtz dos Santos

Palavras-chave:

Ensino, currículo, modelagem semiquantitativa

Resumo

O desenvolvimento de modelos semiquabtitativos, através do programa VISQ, que têm como base a Dinâmica de Sistemas, permitiu, com a utilização de técnicas e ferraments de elicitação de conhecimento, o desenvolvimento de modelos sobre problems ambientais. Com um número adequado de variáveis, obtidas em trabalhos anteriores realizados na região, utilizando o conhecimento do especialista, foram desenvolvidos dois modelos: um sobre a questão da contaminação por lixo e outro por esgoto. Os modelos foram validados e após utilizados para a construção de um questionário que pretendeu traçar o perfil de conhecimento de 120 alunos do ensino fundamental. O presente trabalho apresenta resultados parciais sobre um dos modelos desenvolvidos, o instrumento de coleta de dados e o padrão de respostas dos estudantes.

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Biografia do Autor

Maria Teresa Almeida

Atualmente ministra aulas para o ensino fundamental e médio e atua como Tutora da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR VIRTUAL) na sede de Rio Grande (ASSPE). Possui Pós-Graduação em nível de Especialização Turismo: Ambiente e Cultura na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) - (2007).

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2009-11-11

Como Citar

Almeida, M. T., & Santos, A. de C. K. dos. (2009). Resultados parciais de um estudo com alunos do ensino fundamental de Rio Grande, sobre problemas ambientais, tendo com base a modelagem semiquantitativa. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 5. Recuperado de https://seer.furg.br/ambeduc/article/view/1099

Edição

Seção

Artigos