Submissões abertas para novo dossiê

2024-10-03

TÍTULO E RESPONSÁVEIS

Reflexões de práxis socioambientais, culturais e tecnológicas: memórias e experiências pedagógicas para diversidade de povos em contextos transculturais

Organizado pelo Prof. Dr. Marcelo Aranda Stortti (UNIRIO) em parceria com outros pesquisadores e professores. 

 

PRAZO

As submissões podem ser realizadas até o dia 30/11/2024 e devem obedecer as diretrizes da Revista Ambiente & Educação. 


JUSTIFICATIVA

Esta proposta de Dossiê tem o objetivo de dialogar com redes de pesquisas e pesquisadores que investigam temas articulados a interculturalidade, culturas, memórias e identidades entre os povos originários e comunidades tradicionais, tecnologias, narrativas, ecolonialidade, educações ambientais, que estão em evidência crescendo no ambiente acadêmico com aumento de publicações de artigos, dissertações e teses em nível nacional e internacional; redes de pesquisas como a Rede CT; Kijeme e outras, assim como, os eventos científicos relacionados a esse campo: Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental; Congresso Científico Internacional da RedeCT entre outros que apresentam e discutem os resultados de suas pesquisas sobre esses temas. Esta proposta de dossiê tem a relevância de discutir as pesquisas relacionadas aos temas emergentes e insurgentes contribuindo para serem difundidas nos meios acadêmicos e nos espaços dos movimentos sociais para divulgação científica, como estratégia de possibilitar o reconhecimento e valorização das múltiplas vozes e das pluriepistemologias tradicionais desses povos que são historicamente silenciadas e negadas nas publicações, nas obras científicas e, literárias. Na perspectiva cultural e socioambiental, este dossiê tem a preocupação de contribuir para potencializar as narrativas decoloniais dos saberes/fazeres através dos artefatos e mentefatos na dimensão do território nacional e internacional, contracolonial, do apagamento e do epistemicídio sociocultural e socioambiental da diversidade étnico-cultural dos povos originários e comunidades tradicionais.

 

TEMAS ABORDADOS

  • Decolonialidade
  • Interculturalidade crítica
  • Práticas pedagógicas interculturais
  • Culturas, memórias e identidades
  • Narrativas e práticas pedagógicas nos/dos/com os cotidianos
  • Tecnologias e bem-viver